Olá, você que gosta de tecnologia. Sim. Você mesmo. Já deve ter ouvido falar no LHC, estou certo? Esta supermáquina, que
Pois bem, mesmo com os boatos o mundo não acabou. Estamos todos bem seguindo nossas vidas normalmente. O LHC? Está parado!
Sem mais delongas, o que é o LHC?
Diferente do que dizem LHC não é a máquina do fim do mundo. No português, é Grande Colsor de Hádrons. Hádrons, em física das partículas, é um estado ligado de quarks. Os Hádrons mais conhecidos são os Prótons e os Neutrons.
Resumindo, essa máquina vai fazer dois prótons se colidirem. O que vão ganhar com isso?
- Explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço.
- Provar a teoria dos campos de Higgs.
- Procurar a existência da supersimetria.
Mas, alguns cientistas acham que pode dar errado, abrir um buraco negro na Terra e nos engolir. Outros já acham que pode criar outros tipos de matérias desconhecidas e causar sérios danos ao meio ambiente.
Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo) , pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e se extinguiria.
Supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.
UFA! Ou seja, o mundo não vai acabar.
Agora veja você, após a mídia fazer todo aquele escândalo sobre o LHC, do noite pra dia o assunto foi abduzido.
Quando você faz um projeto, geralmente não funciona de primeira. Agora imagina: uma máquina circular com um perímetro de 27 quilômetros que demorou vários anos para ser construída funcionaria de primeira?
A resposta é NÃO!
"Em 19 de setembro de 2008, ocorreu um incidente no setor 34 do LHC que resultou em grande vazamento de hélio no túnel. Segundo um 'press release' publicado pelo CERN no dia seguinte, foram feitas investigações preliminares que apontaram como provável causa do problema um defeito na ligação elétrica entre dois ímãs, o que causou a falha mecânica[5].
A Organização informou na nota que o setor teria de ser objeto de reparos, o que interromperia o funcionamento do LHC por, no mínimo, dois meses[6]. Os reparos demorariam apenas alguns dias, mas o setor onde ocorreu o incidente deve ser aquecido para tornar possível a manutenção, consequentemente levando mais tempo".
Pronto! O mundo não vai acabar agora, espera mais um pouquinho, tá bom?
_______
OBSERVAÇÃO:
A Organização Europeia para Investigação Nuclear, mais conhecida pelo acrônimo CERN, do francês "Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire" (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), é o maior centro de estudos sobre física de partículas do mundo e "os donos" do LHC.
_______
FONTES:
http://danfisica.blogspot.com/2008/06/qual-o-objetivo-dos-cientista-com-o-lhc.html
pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_Hádrons
www.cern.ch/lhc
______
Obrigado!
Qualquer dúvida, fale com a gente pelo orkut, "Tecnotec - blogspot" ou deixe seu comentário.
Por Átila Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário