quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CVT Toroidal


(trocas de marcha, automáticas e sem interrupções :D)

A transmissão continuamente variável (CVT), imaginada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, vem sendo usada em substituição às caixas automáticas de engrenagens planetárias, ou seja, as tradicionais, em alguns automóveis. Desde que a primeira patente de CVT toroidal foi registrada, em 1886, a tecnologia foi refinada e aprimorada, permitindo hoje, carros com troca de marcha quase inperceptíveis e um consideralvel aumento em ganhos do motor, antes perdido no atrito entre engrenagens. Hoje em dia, diversos fabricantes de carros, incluindo a General Motors, Audi e Nissan (no Brasil, a Honda, com o Fit) estão produzindo modelos equipados com CVTs.




O óleo lubrificante ( é o que eu acho de mais magnífico nessa bagaça ) usado no CVT não permite o contato entre os "cones de contato", pois se o houvesse se desgastaria em pouco tempo (foram 11 anos pra desenvolver esse "oleozinho").O Mais interessante é que o homem que retomou o projeto levou 33 anos para deixa-lo pronto, e ele não ficou de saco cheio de todo mundo falar que ele não conseguiria.Bom, caso alguem ai queira adquirir um carro com esse sistema, o mais acessivel é o Honda Fit LX CVT que vem pela bagualeta de R$ 49.995,00.

(Acho que vou até pegar um pra min :D[depois que eu tirar minha habilitação talvez...¬¬])

Ruan Carlos
Obrigado, Boa noite.

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